PENALTY, JUNTA QUE DÁ JOGO!

Quadra Society e Campos: O Guia dos gramados sintéticos.

O Guia definitivo para todos os tipos de campos esportivos para Society e Campo : Híbridos, Sintéticos, 2G, 3G, 4G E 5G

Com muitos tipos diferentes de campos esportivos no mercado, pode rapidamente ficar confuso sobre qual é o melhor para seu esporte e suas necessidades.

Abaixo você descobrirá tudo o que precisa saber sobre cada tipo de campo esportivo, para qualquer esporte, seja ele, Futebol, Society, Rugby, etc.

Além disso, se você deseja saber a diferença entre um campo 3G e 4G, ou deseja uma descrição de cada tipo de campo, você veio ao lugar certo.

Os diferentes tipos de Campos

Cada tipo de campo esportivo, fabricado de forma diferente – escolher o tipo certo para o seu esporte é importante para garantir que você está escolhendo o campo com melhor desempenho.

Então, utilize a tabela abaixo para conhecer as diferenças entre cada tipo de superfície e para qual esporte recomenda-se:

Tipo de GramadoDescriçãoRecomendado para qual esporte
HíbridoGrama 95% natural especialmente reforçada com 5% de fibras sintéticas.Melhor para futebol e rugby de alto nível . Recentemente disponível para críquete e golfe
SintéticoGrama 100% sintética feita com fibras artificiais.Perfeito para clubes, escolas e universidades cujos campo e/ou quadra society exigem muito uso durante todo o ano. Essas superfícies oferecem desempenho e segurança consistentes em todas as condições.
2GSuperfícies mais curtas e densas à base de areia ou revestidas com uma altura de pilha geralmente inferior a 24 mm.Hóquei , tênis e futebol recreativo . Hóquei, tênis , críquete e futebol recreativo. Também muitas vezes referidas como Áreas de Jogos Multiuso.
3GGrama sintética de pêlo longo com altura de pêlo de 40 mm a 65 mm. Normalmente preenchido com uma combinação de areia e preenchimento de desempenho.Esportes de futebol , rugby . Em quadras society e campos
4GGrama sintética sem necessidade de migalhas de borrachaÉ importante notar que as tecnologias além do 3G (4G, 5G, 6G etc.) ainda não foram reconhecidas pelos órgãos reguladores do esporte.
5GGrama sintética sem necessidade de migalhas de borrachaÉ importante notar que as tecnologias além do 3G (4G, 5G, 6G etc.) ainda não foram reconhecidas pelos órgãos reguladores do esporte.
6GGrama sintética sem necessidade de migalhas de borrachaÉ importante notar que as tecnologias além do 3G (4G, 5G, 6G etc.) ainda não foram reconhecidas pelos órgãos reguladores do esporte.
Tabela de tipos de gramados

O que são campos híbridos ?

Os campos híbridos, construídos com 95% de grama natural especialmente costurada (injetada) com 5% de fibras sintéticas.

Além disso, esses tipos de sistemas são capazes de durar muito mais horas de jogo do que superfícies de grama 100% natural.

A mistura de materiais naturais e sintéticos faz com que os campos tenham a robustez e resistência normalmente associadas à relva sintética.

O que são campos sintéticos ?

Um campo society de grama sintética, feito de materiais inteiramente artificiais (artificiais ou produzidos), como carpete de grama artificial, areia e enchimento de borracha.

A grama sintética (também conhecida como grama astro ou grama 3G) está a tornar-se cada vez mais popular em instalações esportivas globais à medida que cada vez mais clubes e organizações vêem os benefícios da utilização desta superfície durável e de alta qualidade.

Utilizada em várias quadras society do Brasil.

A diferença entre Campos hibridos e sintéticos

De acordo com a FIFA, as superfícies sintéticas consistem em materiais inteiramente artificiais (fabricados ou produzidos pelo homem), como tapete de grama artificial, areia e enchimento de borracha.

No entanto, as superfícies híbridas utilizam grama natural com fibras sintéticas para sustentar a superfície.

É um padrão da indústria que as fibras sintéticas estejam abaixo de 5% da cobertura total da grama.

Algumas das principais diferenças entre campos híbridos e campos sintéticos são:

Campos Híbridos

  • Feito com uma mistura de grama natural e fibras sintéticas.
  • Melhor replica jogando na grama real.
  • Requer mais manutenção do que campos sintéticos.
  • Usado com frequência, mas tem algumas limitações de uso.
  • Parece ótimo mesmo com uso regular.
  • Muitas vezes mais caro que um campo sintético .
  • Perfeito para um clube esportivo profissional, pois proporciona melhor experiência e melhor desempenho.

Campos Sintéticos

  • Feito de materiais totalmente sintéticos.
  • Requer menos manutenção do que campos híbridos.
  • Pode suportar alto uso e usa-se durante todo o ano.
  • Parece ótimo o ano todo.
  • Perfeito para quadras society e campos de clubes menores, centros esportivos públicos e escolas.
  • Mais econômico do que um campo híbrido.

Ao escolher um tipo de campo, é importante considerar vários fatores.

O tipo de esporte que você praticará, bem como as horas esperadas de uso, desempenharão um papel importante na superfície que você escolherá.

Você também deve considerar a manutenção realista do campo com o qual está se comprometendo.

Por exemplo, se o campo for em uma escola, você deverá optar por uma que exija pouca manutenção e seja projetada para durar vários anos.


O que são campos 2G?

As superfícies sintéticas de segunda geração (2G) consistem em dois elementos: grama sintética e preenchimento.

Eles têm normalmente entre 13 mm e 24 mm de altura de pilha.

Essas superfícies revestem-se com areia ou preenchidas com areia.

Embora os campos de estilo antigo cheios de areia ainda estejam disponíveis, os sistemas mais recentes parcialmente revestidos de areia tornaram-se mais populares nos últimos anos.

Os campos 2G , perfeitos para hóquei , tênis e futebol de campo e Society recreativo.

Frequentemente instalados com uma almofada absorvente de choque para atender a determinados critérios de desempenho e teste, como BS-EN e FIH.


O que são campos 3G?

3G significa superfície sintética de terceira geração que consiste em três elementos; grama sintética, preenchimento de areia e preenchimento de borracha.

Essas superfícies têm normalmente entre 35 mm e 65 mm de altura de pilha.

Os principais esportes praticados nesses tipos de superfícies são Futebol, Society , Rugby Union, Rugby League, Lacrosse e Futebol Americano.

Esta combinação de materiais às vezes, instalada com uma almofada absorvente de choque para atender a determinados critérios de desempenho e testes, como BS-EN, FIFA, World Rugby e RFL.

Os campos 3G também instalados com uma almofada absorvente de choque por baixo, a fim de atender aos critérios de desempenho e testes, como o Conceito de Qualidade da FIFA, o Regulamento Mundial de Rugby 22, BS-EN e RFL.


O que são campos 4G?

As superfícies de Quarta Geração (4G) consistem em um elemento: grama sintética.

Estas superfícies ainda estão na fase inicial de desenvolvimento e concebidas para eliminar a necessidade de quaisquer produtos de enchimento, ao mesmo tempo que cumprem todos os requisitos de desempenho e testes exigidos pelos órgãos reguladores desportivos.

Os campos 4G são inovações relativamente novas no mercado que luta para atender aos testes de desempenho e aos padrões de segurança durante um longo período de tempo em comparação com os sistemas 2G e 3G.

As diferenças entre os campos 3G e 4G

A principal diferença entre as superfícies 3G e 4G é que os campos 3G contêm preenchimento, enquanto os sistemas 4G não.

As propostas 3G mais recentes a serem reconhecidas por qualquer órgão governamental credenciado.

Portanto, você só encontrará campos 3G endossados ​​publicamente por equipes esportivas ou influenciadores.

Algumas diferenças importantes entre campos esportivos 3G e 4G:

Campos 3G:
  • Possui preenchimento de areia e borracha .
  • Devido ao preenchimento , considerados mais seguros e confortáveis ​​que os campos 4G.
  • Os campos 3G , adequados para diversos tipos de esportes, incluindo futebol, Society e rugby.
  • Os campos 3G são mais baratos que os campos 4G.
  • Reconhecido por órgãos governamentais credenciados.
  • Capaz de suportar alto uso.
  • Ótimos para uso ao ar livre, pois são à prova de intempéries e de boa drenagem.
  • Escolha popular para quadras e campos society em universidades, escolas e clubes desportivos em todo o mundo.
Campos 4G:
  • Não tem preenchimento.
  • Devido à falta de preenchimento, o risco de lesões é maior.
  • Requer menos manutenção.
  • Possui características mais realistas.
  • Mais caro que os Campos 3G.
  • Uma ótima opção para espaços internos.
  • Não reconhecido por nenhum órgão governamental credenciado.

Ambos os campos 3G e 4G têm suas vantagens, não tornando nenhum deles a melhor escolha.

O tipo de campo que você deve escolher dependerá de vários fatores diferentes, incluindo o esporte praticado, o ambiente, o uso e as suas necessidades.

O que são campos 5G?

As superfícies de quinta geração (5G) , muito semelhantes às superfícies 4G compostas por grama totalmente sintética.

No entanto, onde um campo 4G não possui um produto de preenchimento, diz-se que um campo 5G possui um preenchimento totalmente de borracha.

As superfícies 5G também estão ainda na fase inicial de desenvolvimento e ainda não cumprem os testes de desempenho e as normas de segurança durante um longo período de tempo em comparação com os sistemas 2G e 3G.


Manutenção de superfícies esportivas : Porque e Como manter um campo de jogo ?

A manutenção do campo artificial é muito importante para tirar o máximo partido da sua superfície, ou mesmo para revitalizar uma superfície mais antiga.

A manutenção deve personalizada de acordo com as necessidades da sua instalação e adaptada sempre que necessário para um desempenho ideal.

Como manter superficies esportivas?

É importante adequar o cronograma de manutenção ao tipo de campo que você possui e ao uso que ele recebe por semana , para que você possa garantir o cuidado adequado.

Se você não tiver certeza, converse com seu fornecedor de campo ou empreiteiro de manutenção para garantir que você está atendendo às necessidades de sua superfície.

Tipos de manutenção

Existem 3 tipos de manutenção de campo :

  • Manutenção regular normalmente realizada internamente,
  • A manutenção especializada é frequentemente realizada regularmente por um empreiteiro especializado e
  • Grandes trabalhos de manutenção , que consistem em reparos e atualizações ocasionais, novamente realizados por uma empresa especializada.

Muitos clubes e instalações esportivas adotam uma abordagem mista quando se trata de manutenção – leia um pouco mais sobre isso abaixo:

Atividades regulares e rotineiras

Isso inclui limpeza geral semanal, como coleta de lixo, remoção de detritos, verificação das condições do equipamento e escovação das superfícies.
Estas são as coisas que podem ser feitas internamente com o seu especialista em terrenos para manter o melhor desempenho da sua grama artificial.
Como orientação, 40 horas de uso do campo justificariam uma verificação semanal, para que você possa ajustar isso às suas próprias instalações.

Manutenção Especializada

Isto é mais periódico, como tratamentos especializados , descompactação do enchimento e enchimento em todo o campo.
Também incluirá uma limpeza profunda para remover detritos e sujeira extra que possam ter se acumulado.
Isto poderia ser feito internamente se você tivesse uma equipe especializada, porém muitos clubes optam por terceirizar isso para empreiteiros que possam fornecer o equipamento e o conhecimento corretos.

Grandes trabalhos de manutenção e recapeamento

Isto será necessário se a manutenção regular não tiver sido feita, não tiver sido entregue de forma eficaz ou se a sua superfície estiver perto do fim da sua vida útil.
Isto pode significar reparos gerais, reparos de costuras e juntas, remoção completa e substituição/limpeza do material de preenchimento , limpeza de áreas altamente contaminadas e, se você tiver quadras, elas podem precisar de novo revestimento.
Em geral, quanto mais sua superfície for usada, maior será a probabilidade de surgirem problemas graves se a manutenção regular não for seguida.

Gerenciamento de terreno interno vs serviços especializados de manutenção de campo

A sua manutenção de rotina pode ser feita pela sua equipe interna de gestão do terreno , desde que tenha sido treinada para compreender as necessidades do campo, seja para qualquer esporte , Futebol, Society, Rugby, etc.

Sua manutenção especializada provavelmente precisará de um especialista externo para comparecer ao local.

Não só pelo seu conhecimento, mas também pelo seu equipamento.

O especialista será capaz de identificar e corrigir quaisquer problemas, bem como alertar sobre potenciais perigos futuros.

Eles farão uma avaliação completa da superfície em cada visita para garantir que seu campo esteja nas melhores condições possíveis.

Porque a manutenção do campo é importante ?

Para cumprir a garantia do seu campo , é vital que você a mantenha corretamente.

Isso não apenas mantém sua garantia intacta, mas também significa que você pode adicionar anos ao seu investimento , garantindo uma vida útil mais longa do campo .

Parece haver um equívoco de que, uma vez derrubada a grama artificial , o trabalho árduo está feito; no entanto, a manutenção contínua é essencial para um desempenho superior e prolongamento da vida útil do seu campo.

Como melhorar a vida útil do campo ?

A manutenção regular ajudará a melhorar a vida útil do campo.

Pense nas fibras da grama como um pedaço de papel dobrado ao meio.

Embora você possa endireitá-lo novamente , é muito mais difícil quanto mais tempo você deixa e mais dobrado ele fica.

A escovação semanal ajudará a grama a ficar reta novamente e a manter as fibras intactas.

Todas as superfícies se degradam com o tempo e o uso, e a maioria delas está exposta às intempéries, por isso todas devem ter um cronograma de manutenção de acordo com as necessidades e programa de uso.

Como melhorar a segurança dos campos esportivos com manutenção ?

A manutenção não só melhora sua vida útil; também é preventivo em lesões graves de qualquer jogador.

Quanto mais duro e menos flexível for o solo, maior será a probabilidade de ocorrer uma lesão devido a uma queda ou ataque.

Garantir que você cuida do campo significa que você também cuida dos seus jogadores.

Ao verificar se há buracos no solo ou levantamento de carpete, verificar o ressalto e atender aos padrões de segurança esportivos, você pode se sentir seguro no campo.

Também vale a pena sair da grama para procurar qualquer perigo de tropeço nas bordas, bem como verificar a disposição dos assentos para garantir que os jogos e o treinamento possam ser desfrutados com segurança.

Testes e Desempenho de Campos Esportivos

Os testes garantem que seus arremessos tenham a qualidade certa, sejam instalados corretamente e proporcionem um ambiente de jogo seguro e satisfatório, independentemente do nível em que você joga.

A maioria dos desportos exige padrões de teste definidos pelos órgãos governamentais, mas isto varia de desporto para desporto, juntamente com os padrões europeus britânicos.

Se o seu campo for usado para vários esportes, você deverá atender aos critérios de teste para cada esporte( seja ele, Futebol, Society, Rugby, etc ) para o qual o campo for usado.

Os testes mantêm seus jogadores seguros, então eles testarão vários fatores relacionados ao campo, como:

  • Interações de superfície do jogador
  • Rolar bola
  • Fricção pele/superfície
  • Altura livre da pilha
  • Presença de manutenção